Somos Cíclicas! 

Compartilhe este post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Um convite para entender melhor o seu corpo.

Bem, a expressão “mulher de fases” nunca foi mais certeira. 

Tudo bem que na música (quem assistia MTV na década de 90 conhece) ela não tem uma conotação tão boa assim, mas, sim, somos cíclicas.

Entender todas as fases que passamos durante o nosso Ciclo Menstrual é fundamental e representa um conhecimento poderoso sobre o nosso corpo e como ele reage a diferentes estímulos hormonais e ambientais. 

Por exemplo, logo após a Menstruação, inicia-se a FASE FOLICULAR. Essa fase representa a primeira metade do Ciclo Menstrual. 

Nela, os ovários estão a todo vapor sendo estimulados por dois hormônios, o FSH e o LH. Eles são produzidos em uma glândula situada na nossa cabeça, a hipófise. 

Através desse estímulo, há produção de outro hormônio, o ESTROGÊNIO.

Esse aumento de estrogênio nos dá bastante energia, melhora o humor e a memória, estimula a criatividade, a libido e a força física.  

É uma fase em que costumamos ficar mais comunicativas, sociáveis e com muita disposição.

No meio do ciclo, ocorre um pico de LH precedido por um pico de ESTROGÊNIO (olá período fértil) e ocorre a OVULAÇÃO. Aqui nossa libido está em alta e há uma elevação da TESTOSTERONA, pois, veja bem: a natureza quer nos estimular a ter relações sexuais para engravidarmos e propagarmos a espécie. (#fatos) 

Cuidado redobrado nessa fase se o seu intuito não é engravidar. 

E, para quem está tentando gestar, hora de intensificar o namoro!

Após a ovulação inicia-se a segunda metade do ciclo, a fase LÚTEA.

Ela é marcada pela produção de outro hormônio, a PROGESTERONA

Aqui já nos sentimos um pouco mais lentas, com mais sono, mais desejo de ficar em casa e muitas vezes com vontade de comer alimentos doces e gordurosos (alguém falou em chocolate?). 

É nesse período que pode surgir a TPM (tensão pré-menstrual), que pode vir acompanhada de instabilidade no humor (mais triste ou mais irritável), sensibilidade nas mamas, inchaço, cefaléia e surgimento de espinhas.

Então resista àquele chocolatinho pois, apesar de parecer ser tudo que você precisa no momento, o consumo de açúcar e carboidratos simples (pão, bolo, biscoito, batata frita) piora esses sintomas. 

A TPM quando se manifesta de forma mais grave representa a Síndrome de Transtorno Disfórico Pré-menstrual (STDPM) e requer tratamento e atenção médica!

Por fim, chegamos ao final do ciclo, marcado pela FASE MENSTRUAL e nela haverá queda do estrogênio e da progesterona caso não ocorra gestação. 

O primeiro dia da menstruação é o primeiro dia do Ciclo Menstrual. A menstruação dura normalmente de 3-7 dias e vem com intervalos a cada 24-35 dias. 

Cólicas leves podem surgir, mas sintomas como dor intensa e incapacitante, fluxo de sangue exagerado e a presença de muitos coágulos requer investigação junto ao médico!   

Pronto, agora você já pode se reconhecer melhor em cada fase e usar isso a seu favor!

Indique essa leitura para uma amiga e vamos espalhar nossa ciclicidade por ai! 

#dradaniexplica

Para mais conteúdo do mundo feminino, me siga no Instagram @dradaniellaversiani.

Dra Daniella Versiani – CRM 179426 | RQE 86755 | RQE 837551

Ginecologia Integrativa – Implantes Hormonais – Pré-concepção – SOP – Endometriose

Explore mais artigos:

Agende aqui a sua consulta!