Implantes Hormonais
Os Implantes Hormonais são uma excelente maneira de realizar terapia hormonal e ajustes metabólicos.
Através de um procedimento feito em consultório com anestesia local e incisão na pele geralmente da região glútea, são inseridos implantes para diversos tratamentos.
Há implantes hormonais (estradiol, testosterona, gestrinona, nomegestrol, nestorone) e não hormonais (Nadh, tadalafila).
Ainda como implante hormonal utilizamos o Implanon, com ação exclusiva para contracepção e inserção realizada no braço não dominante.
- Estradiol: reposição hormonal no climatério e menopausa.
- Gestrionona: contracepção, endometriose grave e patologias estrógenio-dependentes.
- Nestorone.
- Nomegestrol.
- Testosterona: desejo sexual hipoativo, reposição homornal no climatério e menopausa.
- Nadh: substância naturalmente produzida no nosso corpo. Atua na produção de dopamina e serotonina. Sua reposição auxilia em estados de baixa energia e fadiga, além de potencializar performance física e cognitiva.
- Tadalafila.
A ação dos implantes promove uma liberação lenta do princípio ativo e a duração do seu efeito depende do fármaco utilizado, variando de 4-6 meses a 1 ano.
Dessa maneira, apresenta superioridade em relação a demais vias como a transdérmica porque não resulta em picos do princípio ativo na corrente sanguínea.
Os implantes podem ser absorvíveis ou inabsorvíveis (silásticos).
A avaliação sobre a indicação, contra-indicações, qual o tipo, a dose e a combinação de implantes ideal para seu caso é feita em consulta médica de maneira individualizada.